sexta-feira, 5 de março de 2010

Visita de estudo

clip_image002[4]

Visita de Estudo à Rádio Clube de Penafiel

Na terça-feira, dia quinze de Dezembro de 2009, pelas vinte e uma horas, realizámos uma visita de estudo à Rádio Clube de Penafiel, acompanhados pela docente Cristiana Mendes da disciplina de Sociedade, Tecnologia e Ciência, no âmbito do núcleo gerador: Tecnologia de Informação e Comunicação.

A visita foi conduzida pelo director de programação da rádio, o Sr. Francisco, que se mostrou muito disponível para nos dar a conhecer as instalações da rádio e responder a todas as nossas questões.

A Rádio Clube de Penafiel foi constituída formalmente a dia 1 de Maio de 1986, numa altura em que surgiram muitas rádios piratas, sendo apenas legalizada três anos depois, em 1989. Desde a sua fundação que o principal objectivo da rádio é informar as pessoas de tudo o que se passa no país e, em especial, na região do Vale do Sousa. É através das emissões da rádio que as pessoas desta região tomam conhecimento de muitas das iniciativas culturais e desportivas que decorrem na região. Mas, obviamente, a rádio não tem apenas uma missão informativa. A sua linha musical é muito bem definida, com uma selecção cuidada a pensar num público-alvo específico.

As instalações da rádio são constituídas por uma recepção, uma sala onde decorrem as reuniões para tratar de assuntos relacionados com publicidade, um arquivo, uma sala de redacção onde são tratadas todas as informações e notícias, um estúdio pequeno onde se gravam as entrevistas por telefone e um estúdio de maiores dimensões onde se realizam as entrevistas e debates. Para que as transmissões se efectuem com a melhor qualidade possível existem, entre cada um dos estúdios, paredes forradas com lã de vidro de modo a garantir as melhores condições de insonorização. Além disto, todos os vidros que existem nos estúdios encontram-se inclinados, de modo a evitar a reflexão do som.

O sinal da rádio é transmitido para o emissor do monte de Talegre, em Duas Igrejas, de onde é emitido para toda a região do Vale de Sousa e arredores.

clip_image002A equipa responsável pelo sucesso da rádio é constituída por dez pessoas. Duas jornalistas ocupam-se da síntese das notícias do país, em especial das que respeitam à região do Vale do Sousa; os quatro locutores estão encarregados por alegrar e descontrair todo o auditório com as suas intervenções e selecção musical. Para comprovar o que aqui dizemos, propomos que sintonize o seu rádio na frequência 91.8Hz e avalie por si mesmo o esforço de todas aquelas pessoas cuja principal motivação é nosso bem-estar.

Quando questionado acerca dos melhores e piores momentos da rádio, o nosso guia referiu algumas entrevistas com músicos e políticos. Contudo, destacou como melhor momento a celebração de um aniversário da rádio, no ano de 2002, em que toda a praça, onde havia sido montado um palco, estava cheia de gente a festejar com eles. Ainda relativamente ao mesmo dia contou ainda que ficou muito atrapalhado quando, ao subir ao palco, se deparou com toda aquela gente e teve de falar “cara-a-cara” quando normalmente o faz apenas para um microfone.

Comentários:

“Eu gostei muito de visitar à Rádio Clube de Penafiel, pois nunca tinha entrado numa rádio e não tinha a mínima noção de como funcionava.”

Maria Dias (Nita)

“O sr. Francisco foi muito atencioso em nos receber num horário em que já não tinha ninguém a trabalhar na rádio. Foi muito esclarecedor e emotivo.”

Emília Mendes

“Fiquei surpreendido com a tecnologia que era utilizada na rádio, principalmente com a manutenção da programação durante a noite.”

Agostinho Pinto

Achei a visita à Rádio clube de Penafiel muito interessante, porque estar no local fez com que entendêssemos melhor como toda a aquela tecnologia funciona.

Depois desta visita, acho que todos os que estiveram presentes ouvem a Rádio de uma forma diferente.

Gabriela Coelho

Gostei da visita a Rádio Clube de Penafiel, ficou um pouco de conhecimento e de como nos era transmitido em nossa casa, foi uma mais-valia para os estudantes do Curso EFA que se propôs a por algumas questões ao Sr. Francisco que nos recebeu e nos esclareceu algumas dúvidas, ele foi muito simpático e atencioso.

Cátia Ferreira

Embora já conhecesse uma rádio achei interessante a nova visita, gostei da companhia e mesmo do amigo Francisco.

Alexandra

No que diz respeito á visita de Estudo á rádio, considero que foi muito interessante e divertido porque nunca tinha entrado numa rádio. Fiquei a conhecer um pouco como era trabalhar numa rádio, como são feitos os programas, etc.

O Sr. era muito simpático, esclareceu muito bem todos os assuntos que abordávamos. Também deu para conviver um pouco com os colegas

Márcia Costa

Algumas fotografias:

clip_image004

clip_image006

clip_image008

Google

Sem comentários: